quarta-feira, 16 de abril de 2008

Esquecidos

A cada dia uma nova notícia perturba a pacata rotina da maioria da população. Notícias como assaltos a grandes bancos e residências, seqüestros, assassinatos, tiroteios, brigas de gangues, desmatamento ambiental, entre tantos outros problemas já considerados rotineiros por todos aqueles que, por hora, assistem todos estes fatos sentados em seus sofás.
O grande lance de tudo isso é que uma esmagadora parcela da população só sabe apontar o dedo para os problemas e reclamar no que esta certo ou errado e no deveria ser feito, mas não movem uma agulha para que tão problema seja necessariamente resolvido. A simplória frase “Isso nunca vai acontecer comigo mesmo...”, leva grande parte das pessoas a irrelevarem os assuntos do cotidiano, tanto de cunho social quanto ambiental, e assim, após todas as trágicas noticias de cada dia, o ilustre retorno à rotina diária.
Mas, e quando a noticia sai da tela da televisão e acaba caindo direto no seu colo?
Bem, ai chega à hora de você enxergar e ver que “... sim, isso pode e esta acontecendo comigo”. Deveríamos saber que não adianta nada apenas apontar o dedo e falar para os cantos a nossa revolta ante aos absurdos que o nosso mundo vem se tornando. Os problemas da atualidade são como uma praga, a cada dia avançam mais e mais, e sem duvida um dia irão chegar até você. Mas para que esperar todo este mal chegar ate nos para tomarmos as atitudes e precauções necessárias?
O que me revolta é presenciar pessoas que antes tratavam os assuntos de questões sócias como fome, analfabetismo, violência, abusos, discriminação e tantos outros de uma forma tão desleixada e, apenas quando estes fatos começaram a perturbar a sua rotina, seja envolvendo a família ou ate mesmo amigos próximos, ela vá a perceber a verdadeira necessidade e sofrimento de quem passa por todos estes problemas em suas próprias rotinas.
Não estou apenas a apontar o dedo como eu mesmo falei, ate mesmo porque eu não sou um dos mais humanitários do mundo. Mas sei que em meu dia a dia faço a minha parte, não apenas vendo o que acontece ao meu redor e levantando uma detalhada analise critica da situação, mas fazendo com que meus ideais tomem força e que justiça e reconhecimento seja levado ate todos que ainda não as possuam.
Não espere tudo isso bater em sua porta para que você abra seus olhos. Hoje em dia, com toda essa dinâmica que a tecnologia nos oferece, fica muito mais fácil obter conhecimento e tomar atitudes para tentar melhorar todo esse cenário de tragédias. Realmente, fácil não é, mas será mais difícil e demorado se não percebermos o que nos rodeia e ficarmos parados em frente ao televisor esperando o noticiário acabar para que a novela comece.

Lord

Nenhum comentário: